Alimentação para nadar bem é, antes de tudo, bom senso. Nós, da Medinas, não cansamos de destacar os benefícios da natação para o corpo e mente de quem a pratica. Nossas dicas e sugestões têm ajudado cada vez mais pessoas a descobrirem isso. Por isso, muitas adotaram o hábito de nadar pela manhã como primeiro exercício do dia. Bem… esse esforço matinal requer alguns cuidados, especialmente com a refeição. Veja aqui como manter refeição balanceada e saudável.
Apoio: Renê Almeida Leite (Nutricionista e fisiatra); Calila Galvão
Nossos leitores têm falado muito ultimamente sobre nadar pela manhã e infelizmente ainda existem muitos praticantes sem o devido acompanhamento técnico de que esse hábito necessita, seja simplesmente para manter a forma ou por lazer. Alguns vão muito além e começam a nadar em jejum.
Como resultado, alguns amigos leitores têm nos enviado mensagens questionando se o nado em jejum leva malefícios ou benefícios para o corpo.
É necessário entender que a estrutura corporal não funciona se não tiver reservas de energia em dia para, quando for gastá-las, estar em condições de encarar toda a intensidade e o volume que os esforços físicos do nado exigem.
O maior problema é realmente o que comer pela manhã.
Primeira Refeição do Dia
A maneira como você se alimenta pela manhã tem extrema importância em geral. Para quem pratica natação minutos depois de sair da cama, essa importância se intensifica muito. É quase certo que o nadador vai sair da piscina direto para o banho e, de lá, para o trabalho.
Se o organismo não estiver adequadamente preparado, não apenas o rendimento na água estará com toda certeza comprometido, mas o do expediente também.
Além disso, alimentar-se de maneira incorreta antes de qualquer sessão de exercícios corporais é uma das causas mais frequentes de lesões. E segue uma lista de malefícios: falta de energia, problemas com concentração, dores musculares ocasionais e outros mais.
Em tempos de crise, não é difícil que se aumente o expediente diário de trabalho. A rotina de uma pessoa que entra na empresa por volta das 08h00 e sai entre 18h00 e 20h00 é cansativa. São muitos afazeres, preocupações, além do stress diário. E, mesmo com essa rotina, muitos ainda se propõem a acordar cedo e realizar seu compromisso diário com o corpo na piscina.
“No caso de nadadores que tenham adquirido hábito de treinar em jejum, é quase certo que todas as tarefas de trabalho e rotina citadas ficam muito mais difíceis de ser realizadas simplesmente por falta de um elemento: energia“, informa Renê Almeida, nutricionista e fisiatra.
Desta maneira, é de extrema importância que se façam refeições pré-treino, pois assim se evita perda de massa muscular e fadiga precoce, além de se colaborar para melhor rendimento não só durante a atividade física, mas também no restante do dia de trabalho.
1 – Frutas ou Sucos de frutas
São alimentos leves que não requerem muito esforço do sistema metabólico para que sejam digeridas. O organismo adquire energia em pouco tempo.
2 – Cereais com mel
O mel é excelente fonte de energia e grande estimulante de células pulmonares. Ao longo do tempo, essa característica é altamente benéfica para o sistema respiratório.
3 – Bolos, biscoitos integrais e geleias
Bolos macios, sem muito poder de doçura (açúcares ou adoçantes), levam ao organismo boa quantidade de energia. Quando associados a biscoitos integrais e geleias, esse benefício é aumentado.
4 – Água de coco e sanduíche de pão integral com atum
Sabe-se que peixe, além de ser alimento leve, é grande estimulante metabólico e favorece ganho de massa muscular, além de fonte de Ômega 3. Consumo de atum pela manhã é boa base alimentar para praticantes de natação nas primeiras horas do dia.
5 – Sanduíche de pão integral com ricota e cenoura e suco de fruta
Deve-se evitar leite e derivados (queijos e iogurtes). Entretanto, a ricota é produto diferenciado por conta de pequena dose de gordura em sua composição. Ingerida com cenoura e suco de fruta, facilita muito o ganho de energia para melhor desempenho no nado matinal.
6 – Pão ou torrada integral com geleia de frutas
Esses alimentos não dão sensação de saciedade em demasia e, assim, estimulam o bem-estar físico para melhor desempenho no gasto de energia.
O Que Evitar
Alguns tipos de alimentos não fazem mal de forma direta, mas induzem o organismo a requer muito esforço no processo metabólico. Isso torna o corpo um tanto cansado, lento, relaxado.
Evite alimentos como:
- Leite e derivados (queijos, iogurtes)
- Bolos com coberturas
- Frios em geral
- Pão francês
- Manteiga/margarina
- Abacate
Essas são nossas dicas para melhorar o desempenho no momento do nado matinal. Porém, como certamente os esforços físicos são intensos, convém abastecer-se de boa quantidade de energia depois.
Após a sessão de nado, alimente-se com café da manhã completo, dando preferência a:
- Leite desnatado
- Iogurte 0% de gorduras
- Pães integrais
- Frutas
- Ovos mexidos ou cozidos
- Vitaminas de frutas (com leite)
“Tendo esses cuidados com a alimentação, você terá maior rendimento nos treinos, diminuição de fadiga precoce, melhor qualidade nos resultados e muito mais disposição para encarar um dia de trabalho”, completa Almeida.
Se você tiver alguma espécie de dieta especial que produza bons resultados durante a prática de seu esporte preferido, deixe suas instruções nos comentários. Nossos leitores e amigos certamente vão se beneficiar com sua participação.
Alimente-se bem e tenha bons treinos.
Boas braçadas!
Pingback: Velocidade no nado: 07 dicas para você chegar ao êxito