7 benefícios da natação para você começar a praticar hoje mesmo

Se você conhece alguém que pratica exercícios físicos nas piscinas, já deve ter ouvido os benefícios da natação. Quem é nadador tem isso na ponta da língua. Afinal, esporte traz benefícios no aspecto físico e também no mental, até porque essa é uma modalidade esportiva indicada para praticamente todas as idades e que se torna mais prazerosa a cada treino!

Mas se você quiser começar uma atividade física e ainda estiver passando algumas dúvidas na sua cabeça, como “ah, será que natação é o que eu preciso?”, esse texto foi feito para você. Apesar de serem inúmeros, nós separamos sete benefícios da natação para mostrar o quanto ela só traz coisa boa, para crianças e idosos, e o quanto ela precisa ser conhecida por mais gente. Vamos lá!

1 – Natação para bebês

Muita gente já viu aqueles vídeos das primeiras aulas de natação para bebês, em que eles dão um verdadeiro show debaixo d’água. É só dar uma pesquisada no YouTube que você vai encontrar várias imagens incríveis e ao mesmo tempo, fofas!

Mas todo esse dom natural daqueles que nasceram há poucos meses tem um motivo: nos 9 meses que os bebês ficam no útero da mãe, eles já conhecem o meio líquido, então já conseguem segurar a respiração e se movimentar!

Mas a natação para crianças vai além de uma reação natural dos pequenos. Segundo artigos publicados por especialistas, ela garante um desenvolvimento cerebral, motor e até cognitivo da criança.

Além disso, garante uma melhor resistência respiratória e muscular da criança, sem contar que também ajuda a criança a engatinhar e até mesmo sentar com mais facilidade. Mas, pais, preparem as mamadeiras! Entre os benefícios da natação, também está o aumento do apetite! Para compensar, a criança também dorme melhor.

Ah, e não podemos esquecer: como os pais estão sempre participando durante a natação com bebês, o vínculo entre eles acaba ficando mais forte. Ah, e por isso mesmo, não se esqueça: os pais também ter que ir equipados com seu próprio kit.

2 – Natação infantil

A ciência já comprovou: a natação infantil garante um desenvolvimento mais avançado dos pequenos. É como se a criança estivesse algumas braçadas à frente, gastando menos tempo no cronômetro para alcançar algumas conquistas.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisas Educacionais Griffith, na Austrália, crianças com menos de 5 anos que fazem natação conseguiram resultados melhores em testes feitos com disciplinas escolares, como matemática e escrita. Ou seja, a aprendizagem delas foi maior.

Os pontos positivos da natação infantil não param por aí. Pensando na parte física, a modalidade consegue de uma forma divertida, fazer com que os meninos e meninas consigam conhecer mais o próprio corpo e assim, ter melhoras na capacidade motora.

Há também um desenvolvimento corporal e cardiorrespiratório durante a natação para crianças, o que pode favorecer principalmente em fases de crescimento.

3 – Natação emagrece sim!

“Ah, será que a natação emagrece?” O intuito do esporte não é levar ao emagrecimento, mas não dá para negar: um dos benefícios da natação é que ela auxilia na perda de peso. Mas para isso acontecer, é preciso que a pessoa siga um treinamento mais regrado e que exija mais gasto energético do corpo.

Aquelas braçadas que você dá bem esporadicamente, em um final de semana, podem não fazer diferença na balança. Porém, quando você desafia seu corpo por meio da natação, essa modalidade esportiva pode ser uma grande aliada no controle do peso e na perda de quilos na balança, de uma forma saudável. Não dá para cravar se a natação emagrece mais que academia, por exemplo: tudo depende do gasto energético.

Outra informação importante: por ser na água, esta atividade física gera menos impactos para o corpo. Então, as aulas de natação ajudam quem está com sobrepeso ou já convive com problemas de articulação. Então, está comprovado: natação emagrece e define sim!

4 – Natação dá músculos

A natação exige o movimento e o esforço de vários músculos. Vamos pensar no mais praticado estilo de natação: o crawl, ou o chamado nado livre. Para conseguir se deslocar na água, o praticante precisa deslocar os dois braços, de um forma que eles acabem “empurrando” a água, enquanto bate as pernas e movimenta o rosto para respiração. Imagine a quantidade de músculos que não precisam ser ativadas durante este nado!

Mesmo quem não é atleta profissional consegue um melhor desenvolvimento dos músculos ao fazer aulas de natação, aumentando sua massa magra. Isso ajuda até a melhorar a postura, ganhar mais definição e evitar a fadiga em situações do dia a dia.

5 – Natação dá para fazer em vários lugares

Muita gente pode pensar que a natação é um esporte difícil de ser praticado, afinal, é preciso de uma piscina adequada. Isso não deixa de ser verdade, mas muitas cidades oferecem piscinas públicas ou mesmo, aula de natação gratuita pelas secretarias de esporte.

Se você mora em um prédio, as aulas de natação podem ir até você. Existem professores que vão até o seu endereço para aplicar treinos que sejam possíveis de ser executados nas dimensões da piscina que está disponível para você.

Ainda dá para você juntar uns vizinhos, fazer um pacote e até conseguir um desconto.

6 – Natação abre caminho para outros esportes

Muitos praticantes de natação começam a curtir tanto o esporte que passam a se aventurar e conseguir bom desempenho em novas modalidades e atividades físicas.

Alguns optam pela corrida, já que têm uma capacidade de respiração que permite “explosões” durante as provas. Mas o triathlon, que junta a esses dois esportes o ciclismo, é um escolhido recorrente. Normalmente, a parte da natação é no mar Lembrando que o caminho inverso acontece muito também: pessoas que começam na corrida ou no ciclismo e depois, caem na água.

Para quem mora em cidades em que é possível treinar em águas abertas, o triathlon fica ainda mais fácil de ser praticado. Na faixa litorânea mesmo, a natação no mar é muito comum.

7 – Natação faz bem para a mente

Tá aí um dos melhores benefícios da natação! Fazer amigos, ajudar na autoestima, e até mesmo desestressar. Um estudo de 2013 feito pela Speedo, uma das principais marcas de trajes de banho e acessórios para natação, apontou que 92% das pessoas que foram entrevistadas sentiam-se menos estressadas depois de treinos na piscina.

Biologicamente, é possível afirmar que um dos benefícios da natação é proporcionar prazer. É que durante a prática, o atleta tem uma liberação de endorfina, que é um hormônio que provoca felicidade! Quer coisa melhor?

Então, pense em tudo isso que você está perdendo em não começar logo a nadar! Acredite, vai valer a pena!

Cadastre seu e-mail e receba mais informações sobre o mundo da natação e também, promoções exclusivas da Medinas!

 

 

Um comentário em “7 benefícios da natação para você começar a praticar hoje mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.