Maiô de Natação: Mais que Acessório Esportivo

Quem pratica qualquer esporte conhece a importância de escolher bem os acessórios, seja profissional ou amador. Você já viu tenistas olhando e apertando raquetes, futebolistas testando o enchimento da bola e buscando chuteiras confortáveis, jóquei acariciando seus cavalos. Então, tenha toda a atenção ao escolher seu maiô de natação antes de cair na piscina. Seja você profissional ou amador. Ele é mais que simples acessório esportivo

Na Medinas você encontra seu maiô de nataçãoA Medinas é empresa destinada a praticantes de natação de todos os níveis. Seus clientes, amigos e leitores estão em toda a parte do país, pois sua preocupação, seus produtos e suas postagens buscam melhoria e bem-estar para pessoas de todas as características. Este texto se destina tanto a quem nada em busca de troféus quanto a quem nada em busca de melhoria na qualidade de vida.

O maiô pode ajudar naquele segundo que você gostaria de baixar no seu tempo a fim de receber a tão sonhada medalha ou na melhora de saúde que seu amigo ou médico atestaram que a natação promove.

Os melhores maiôs para nadadores são aqueles que apoiam e melhoram desempenho. Na água, há fatores que dificultam movimentos e alteram desempenho. Os corpos humanos têm formas – curvas e partes roliças – que criam resistência ao nadar.

Resistência hidrodinâmica: obstáculo que o maiô de natação pode superar - Arte: IBI
Resistência hidrodinâmica: obstáculo que o maiô de natação pode superar – Arte: IBI

As curvas naturais do corpo geram atritos com a água e consequente arrasto, que é a força oposta ao movimento no meio líquido. O formato arredondado das coxas e dos braços também exerce resistência a movimentos por conta da turbulência que produz.

Dessa maneira, é possível perceber que detalhes são importantes para boa ação de nado. Haja vista que há alguns anos nadadores velocistas passaram a depilar o inteiro. Para quê? Para evitar atrito/arrasto dos pelos corporais com a água.

Todos esses fatores provocam alteração negativa no desempenho. E é aqui que o maiô entra como elemento auxiliar.

Mas Eu Não Sou Nadador Profissional

Pode não ser, mas é nadador. E todo nadador é competitivo em algum nível. Pode ser até consigo mesmo, mas é competitivo. Além disso, se seu objetivo com natação é melhorar qualidade de vida, o maiô auxilia na qualidade fisiológica dos movimentos dentro da água.

Maiôs de qualidade, bem desenhados, aconchegantes produzem pressão sobre músculos e curvas corporais. Assim, auxiliam na diminuição da força contrária a movimentos dos braços e pernas porque torna o aerodinamismo aquático mais adaptado, mas producente.

A característica acima serve muito bem para nadadores profissionais, de competição. Por outro lado, um maiô bem colocado no corpo provoca sensação de conforto muscular. Com isso, o nadador não profissional se sente mais livre na água.

Essa liberdade, por sua vez, induz a treinos mais concisos, mais atraentes. O prazer de nadar é mais amplo, mais cativante.

Não Sendo Nadador Profissional…

… procure por maiô de tecido leve, confortável. Experimente-o na loja e, antes de comprar, faça movimentos de nado ainda no provador, se as regras do estabelecimento permitirem que prove antes.

Abra as pernas e sinta a resistência nos quadris; levante os braços e verifique se há pressão na pele do abdômen e cintura; agache e sinta se o maiô limita ação dos músculos glúteos.

Se a loja não permitir prova antecipada por conta de cuidado com higiene, o que é compreensível, meça a área de saída de coxas do maiô com usa própria coxa; observe se o comprimento das pernas do maiô é compatível com o comprimento de suas próprias pernas; estique o tecido e sinta sua maleabilidade.

Em ambos os casos, a perna do maiô não pode ultrapassar o joelho; caso contrário, impede movimentos de flexão. E a peça não pode ser feita de tecido ríspido. Passe a mão e note se é liso. Isso evita resistência na água.

A peça é tão importante que foi motivo de polêmica nos últimos anos. Empresas produtoras de material esportivo para natação promoveram verdadeira guerra empresarial com objetivo de desenvolver maiôs rápidos.

Cesar Cielo falou à revista Galileu, em 2009, sobre a importância da peça para sua carreira em entrevista interessante: “Ainda é o atleta o maior responsável pela quebra dos limites. Mas seria muita inocência da minha parte dizer que os maiôs não tiveram importância na conquista do meu recorde mundial nos 100 metros livres”.

Grande, Pequeno, Grande Novamente

No início da natação como esporte de competições – ainda apenas Os primeiros maiôs de natação eram enormesmasculino -, o maiô era enorme. A cintura era alta – cobria região acima do umbigo – e as pernas chegavam quase ao joelho.

Com o tempo, técnicos e atletas foram descobrindo que a questão social (timidez ao expor muito do corpo) estava interferindo no desempenho do nadador. Assim, a peça foi diminuindo de tamanho.

medinas-quase-uma-tira-de-panoHá algumas décadas, o maiô tinha aparência de quase pequena tira de tecido sobre o corpo. Então, as grandes empresas passaram a investir em pesquisas nas áreas que envolvem a natação: fisiologia, física, composição têxtil, estudo de fibras etc.

Na década de 50, a Speedo desenvolveu maiôs de lycra. Foi verdadeira revolução no mundo da natação. Seus concorrentes entraram na briga e, anos depois, reverteram o conceito técnico de “quanto menos roupa, melhores resultados na velocidade do nado”.

Os estudos técnicos evoluíram tanto que peça ganhou desenho e características que aumentavam tanto o desempenho do nadador, mas aumentavam tanto que o uso de tecnologia nos trajes de natação foi proibido.

Segundo especialistas, essa proibição fez a natação recuar mais de 10 anos em suas técnicas. Mas isso é tema para outro texto, pois é a causa da polêmica da qual falamos acima.

Acompanhe a Medinas, empresa voltada ao universo da natação. Visite nosso site e conheça novidades interessantes para esportistas de todos níveis.

Se você tiver alguma experiência pessoal com desempenho por conta de seu maiô, fale para nossos leitores. Temos grande satisfação em compartilhar histórias de nossos amigos, clientes e parceiros em geral.

Boas braçadas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.